segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Acesso Remoto para Principiantes

Introdução

Acesso remoto é uma forma de você ter controle sobre outra máquina à distância. Por exemplo, acessar o PC da sua casa usando seu notebook enquanto passa as férias em outro estado. Ou então, para ajudar uma amiga a executar alguma configuração no PC dela, controlando sua máquina pela internet. O acesso pode ser tanto pela internet, como pela rede local.

Observações

  1. Esse artigo foi feito para ser simples, especificamente para leigos. Não entraremos em detalhes técnicos. Vamos nos concentrar na parte prática da coisa.
  2. Existem várias formas de acesso remoto, pois são muitas as ferramentas e os protocolos. Este artigo abordará apenas uma maneira específica, usando o protocolo VNC.
  3. A máquina cliente é a máquina que irá acessar e a máquina servidor é a que será acessada.
  4. Trabalharemos com o ambiente Gnome, que é o padrão da distribuição Ubuntu.

Requisitos Linux

Se o seu acesso remoto envolverá Linux, você precisará das ferramentas Vino e Vinagre para seguir com o artigo. No Ubuntu essas ferramentas já vem instaladas e em várias outras distribuições também. Caso não as tenha, procure-as nos seus repositórios.

Para o caso do Arch Linux, execute:

# pacman -S vino vinagre

Para Debian e derivados:

# apt-get install vino vinagre

Essas ferramentas foram adicionadas ao projeto Gnome e são desenvolvidas pelo brasileiro Jonh Wendell. São simples e fáceis de usar. O Vinagre é para você acessar a máquina e o Vino é para ser acessado.

Requisitos Windows

Se o seu acesso remoto envolverá o Windows, você precisará da ferramenta TightVNC, que pode ser baixada no seguinte site: www.tightvnc.com - download

Dê um duplo-clique no arquivo executável para instalar e siga as imagens a baixo:
Linux: Acesso remoto para principiantes
Clique em "Executar".

Linux: Acesso remoto para principiantes
Next.

Linux: Acesso remoto para principiantes
Next.

Linux: Acesso remoto para principiantes
Escolha o local de instalação e clique em Next.

Linux: Acesso remoto para principiantes
Marque o Server e o Viewer e clique em Next.

Linux: Acesso remoto para principiantes
Next.

Linux: Acesso remoto para principiantes
Next.

Linux: Acesso remoto para principiantes
Install.

Linux: Acesso remoto para principiantes
Clique em Finish e seu computador precisará ser reiniciado.
Após instalar, você poderá acessar o TighVNC pelo menu Iniciar -> Todos os programas -> TightVNC. Perceba que há o TightVNC Viewer e o Server. O Viewer é para você acessar a máquina e o Server é para você ser acessado.

Já tem todas as ferramentas? Então mãos à obra!
Configurando os servidores

Para uma máquina acessar outra máquina pela internet ou pela rede local você terá que (1) configurar a máquina servidor e (2) acessar com a máquina cliente. Como já foi dito antes, a máquina servidor será acessada pela máquina cliente.

Abaixo são mostradas as configurações de servidores, tanto Linux como Windows. Se você pretende acessar uma máquina Windows usando uma máquina Linux, por exemplo, configure o "servidor Windows" e use o "cliente Linux".

Descobrindo o IP

Para fazer o acesso remoto você precisa saber o IP da máquina servidor. Se o acesso for pela internet, você precisará do IP público; se for acessar uma máquina na sua rede local, basta o IP local fornecido pelo roteador.

Para saber o IP público basta acessar o site www.myip.com.br com a máquina servidor.

Para saber o IP local da máquina servidor Linux use o comando:

$ ifconfig

Para saber o IP local da máquina servidor Windows, vá em menu Iniciar -> Executar -> digite "cmd" (sem aspas) e tecle enter. Vai abrir uma tela preta. Digite "ipconfig" e tecle enter. Surgirão algumas informações. Atente para "Endereço IP".

Configuração do servidor Linux

Na máquina servidor Linux, inicie o Vino com o comando:

$ vino-server &

Se preferir, coloque esse comando para ser iniciando automaticamente com o Gnome no menu Sistema -> Preferências -> Aplicativos de sessão. Dependendo da sua distribuição, essa opção já pode estar ativada.

Agora abra o Vino pelo menu Sistema -> Preferências -> Área de Trabalho remota.
Linux: Acesso remoto para principiantes
Marque a primeira opção, "Permitir que outros usuários vejam sua área de trabalho". Se quiser permitir o controle, além da visualização, marque a opção "Permitir que outros usuários controlem sua área de trabalho."

Para uma maior segurança marque a opção "Você deve confirmar cada acesso à esta máquina" e se quiser, marque a opção "Exigir que o usuário digite esta senha". Assumiremos que você marcou essas duas opções e escolheu uma senha. Pronto, servidor Linux configurado.

Um ícone surgirá na área de notificação. Clique sobre ele com o botão direito do mouse e escolha "Desconectar" para encerrar o serviço. Dependendo da sua configuração, o ícone só aparecerá quando alguém estiver conectado.

Configuração do servidor Windows

Na máquina servidor Windows, inicie o TightVNC Server pelo menu Iniciar -> Todos os programas -> TightVNC -> TightVNC Server
Linux: Acesso remoto para principiantes
Marque a opção "Accept socket connections" e coloque uma nova senha nas duas caixinhas. Clique em "Apply" e em "Ok". Pronto, servidor Windows configurado. Perceba que um ícone surgirá perto do relógio.

Para encerrar o serviço basta clicar sobre o ícone perto do relógio com o botão direito do mouse e escolher "Close TightVNC Server".
Acessando remotamente

Conectando com o cliente Linux

Você pode abrir a ferramenta cliente usando o comando:

$ vinagre &

Ou pelo menu Aplicativos -> Internet -> Visualizador da Área de trabalho remota.
Linux: Acesso remoto para principiantes
Aqui não tem muito o que fazer. Basta seguir os passos:
  1. Clique em "Conectar";
  2. Uma janela irá abrir pedindo o IP. Se for acessar uma máquina na rede local, coloque o IP da máquina local. Se for acessar pela internet, coloque o IP público.
  3. Insira o IP da máquina servidor;
  4. Clique em "Conectar";

Se o servidor está configurado para pedir senha, será pedido uma senha:
Linux: Acesso remoto para principiantes
Digite a senha e clique em "Autenticar".

Se você configurou o servidor para pedir permissão para efetuar a conexão, então a conexão só se realizará se o usuário da máquina servidor aceitar o pedido. Se você deixou essa opção desmarcada, a conexão ocorrerá logo após colocar a senha correta.

Pronto, você pode ver e controlar a outra máquina, seja ela Windows ou Linux usando o Linux! Utilize os menus superiores para deixar em tela cheia ou não.
Linux: Acesso remoto para principiantes

Conectando com o cliente Windows

Abra o TightVNC Viewer através do menu Iniciar -> Todos os programas -> TightVNC -> TightVNC Viewer.

Uma caixinha irá abrir pedindo o IP. Haverão também três opções de conexão:
  • Low-bandwidth connection: para conexões lentas
  • Default connection option: para conexão padrão
  • High-speed network: para redes de alta velocidade

Marque a opção desejada, coloque o IP do servidor e clique em "Connect". Aguarde um pouco.

Será pedido uma senha, se você configurou o servidor para pedir senha.

Se você configurou o servidor para aceitar o pedido de conexão, o usuário da máquina servidor terá que aceitar o pedido para que a conexão seja feita.
Linux: Acesso remoto para principiantes
Coloque a senha e tecle "Enter". Agora você poderá acessar o servidor, seja ele Linux ou Windows. Utilize os menus superiores para usar em tela cheia ou não.
Linux: Acesso remoto para principiantes
Não está conectando?

Se você tentar acessar uma máquina e não conseguir, mesmo tendo feito toda configuração correta, então o que pode está acontecendo é o seguinte: a máquina servidor faz parte de uma rede local, de forma que o seu IP público, quando visualizado no site www.myip.com.br é, na verdade, o IP do roteador.

Será necessário, nesse caso, configurar o roteador para direcionar a requisição de conexão para o IP local da máquina servidor desejada.

Abra as configurações do seu roteador para fazer isso, mas apenas se você souber como fazê-lo, o que não será abordado nesse artigo. Mas caso saiba fazer, lembre-se que a porta padrão do acesso VNC é 5900.

Espero que esse artigo tenha sido útil para você e se tiver alguma dúvida... não me pergunte que eu não sei! =P

Brincadeira! Acontece que entendo pouco do assunto, sou apenas um usuário doméstico, mas se eu souber responder o farei com prazer.

Até a próxima! 
Read more »